A publicidade é uma das várias forças de comunicação que, atuando isoladamente ou em combinação, conduz o consumidor por sucessivos níveis que podemos denominar níveis de comunicação: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção e ação.
- · Desconhecimento: é o nível mais baixo de comunicação. Nele estão as pessoas que jamais ouviram falar da empresa e do produto.
- · Conhecimento: como base mínima temos que nos esforçar para conseguir a identificação do produto por parte do consumidor.
- · Compreensão: neste estado o consumidor não só tem conhecimento do produto ou serviço, mas também conhece a marca e reconhece a embalagem, bem como possui certo conhecimento do que é o produto e para que serve.
- · Convicção: além dos fatores racionais do produto, a preferência do consumidor se dá, também, por meios emocionais.
- · Ação: o último nível é aquele em que o consumidor realizou algum movimento premeditado para realizar a compra do produto.
A publicidade cumpre sua missão quando contribui para levar o consumidor por um ou mais níveis de comunicação: o conhecimento da existência do produto, a compreensão de suas estratégias e vantagens, a convicção racional ou emocional de seus benefícios e, finalmente, a ação que conduz a uma venda.
Para que a publicidade consiga exercer sua missão de contribuir para levar o consumidor a um estágio avançado em relação àquele em que se encontra, dados os níveis de comunicação ou de conhecimento sobre o produto e marca, é necessário identificar primeiro em qual estágio ele está. Esse papel é da pesquisa de marketing, codificando o momento atual de cada grupo de consumidores, e mais, identificando quais os motivos que os levam a ele. Com tais dados é possível construir mensagens específicas com o claro objetivo de conduzir o consumidor ao estágio final, o da ação.
(Trecho retirado do livro:Propaganda:Teoria-Técnica-Prática)
A empresa PubliciThe tem como real objetivo fazer com que a sua empresa atinja todos os níveis de comunicação e seja líder do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário